Olá pessoal,
Estou postando parte de um email recebido de uma leitora, porque pretendo tirar as suas dúvidas sobre a compota de limão tahiti e de outras leitoras que acaso ainda não entenderam bem o modo de preparo desta receita :
"Boa noite Ramana,
tudo bem?
Gostaria de saber como fazer compota de limão Tahiti e geleia de limão.
Vi no seu Blog,mas só conseguir acessar a parte final, na qual vc. já fala que fez o curtimento do limão e não como fez!" ...
Esta leitora procedeu certinho: DÚVIDAS sobre receitas são melhor esclarecidas através de emails, pois assim podemos detalhar melhor o que desejamos saber.
Esta receita de doce ou compota de limão foi a que mais me dediquei no blog, pois eu também estava tentando fazer o doce de limão, e é um processo muito delicado. Até escrevi a "saga do doce de limão tahiti", que foram as etapas e experiências minhas com o doce. Assim, eu até coloquei uma bacia com limões raspados, antes de iniciar o processo de curtição. Coloquei também o PASSO A PASSO, direitinho como vocês devem fazer. Também deixei o link da internet onde eu encontrei a receita e vocês verãoque está tudo explicadinho.
Entretanto vou repetir aqui a receita da compota de limão tahiti, com todos os detalhes, para todos que ainda têm dúvidas de como fazê-la:
COMPOTA DE LIMÃO TAHITI
INGREDIENTES
20 limões tahiti, de preferência meio maduros
800 gramas de açúcar
10 cravos
5 paus de canela grandes ( depois tirei)
1 colher de café de sal.
2 litros de água (aproximadamente)
8 a 10 gotas de essência de culinária na cor verde
MODO DE PREPARO
O PASSO A PASSO:
Lavar os limões.
Ralar a casca para retirar o sumo e as imperfeições. Use um ralinho NOVINHO, comprado na farmácia, e "esconda depois para ninguém usá-lo.
Rale de leve todo o verde dos limões. Veja na foto como ficam os limões, antes de iniciar a curtição.
Lavar bem e cortar os frutos ao meio, no sentido vertical, divididos em quatro partes.
Ferver durante dez minutos, até os miolos ficarem mais ou menos macios. Não retire os miolos ainda. ( neste ponto, já está começando a curtição, ok?)
Deixar de molho durante dois dias, trocando a água (fria) várias vezes, para tirar o amargor. Depois de 2 dias:
Retirar o miolo e desprezar. Limpar bem as cascas. Guarde os miolos dos limões para fazer a geléia.
Levar as cascas ao fogo, com água e sal. Cubra com um pano de prato, para não endurecerem. Assim que estiver quente, jogar fora a água com sal e despejar as cascas em outra água limpa, quente e sem sal. Cubra novamente com o pano de prato.
Deixar mais três dias de molho, trocando a água por outra fria, de manhã e à noite.
Fazer a calda:
Colocar os 2 litros de água numa panela no fogo, despejar o açúcar até fazer um xarope bem grosso. Aproveite para colocar a essência para dar a cor verde ao doce. Durante a fervura, surgirá uma espuma escura, que deve ser retirada com escumadeira.
Quando a calda estiver mais grossa, o próximo passo será despejar as cascas no xarope quente, deixando no fogo por dez minutos. Assim que levantar fervura, retirar imediatamente --- cuidado para não ultrapassar esse tempo. Senão os frutos vão endurecer.
Geralmente, logo que termina o doce, ele fica meio sem gracinha, sem doce, então você deverá deixá-lo esfriar primeiro, colocar num vidro bem limpinho e esterelizado, e deixar uns 2 a 3 dias na geladeira, curtindo o doce. Fica ótimo! Todos gostam!
Leia a minha SAGA DO DOCE DE LIMÃO TAHITI, para você entender tudo direitinho que postei lá.
Créditos desta receita:
(Este é o link de onde encontrei a receita; copie e cole no seu no seu navegador se pretende conferir a receita).
Website: Wiki Books
Nenhum comentário:
Postar um comentário