Nesta tarde estive assistindo a um programa sobre hipertensão e ouvindo tudo aquilo que nós hipertensos já ouvimos e sabemos que devemos fazer...mas quase nunca temos a boa vontade de seguir todas as recomendações médicas. Eu por exemplo, ainda vejo a saladinha de alface com um certo desdém e só com um salzinho, limão e azeite, consigo degustá-la, sem prazer... Assim, sigo fazendo parte dos milhões de hipertensos conformados e mal avisados!
Esta receita é bem simples, e agrega um sabor a mais em nossa salada diária. Imagine uma pessoa que é hipertensa, diabética e com problemas de ácido úrico...são 3 dietas a seguir...me pergunto, que gosto tem à mesa? Entretanto, mais vale um pássaro vivo que 2 voando... é melhor seguir as dietas e com cautela...
Eis a receita:
SAL DE ERVAS SECAS
INGREDIENTES
(todos secos e equilibre as quantidades)
1/2 xícara de chá de sal grosso
Ervas a gosto ou que tenha em casa
Gergelin
Óregano
MODO DE PREPARO
Simplesmente bata todos os ingredientes no liquidificador. Passe em seguida numa peineira, caso queira, não é necessário. Ficarão alguns pedacinhos de ervas, que agregarão um sabor especial à salada.
Guarde num vidro sequinho e tampe. Use nos alimentos, no lugar do sal.
Interessei-me mais por este tema e busquei outras receitas para nós, em nosso amigo GOOGLE:
Ultimamente todos os produtos tem um nível altíssimo de sódio, e com os enlatados e lanches, se quisermos ter uma vida saudável, devemos evitar ao máximo sódio e produtos como os citados acima.
Estudo afirmam que a quantidade diária ingerida não ultrapasse 5 gramas (o equivalente a 2,4 gramas de sódio), porém o brasileiro ingere o dobro dessa quantidade.
Então como diminuir o sódio? Você pode fazer sal de ervas, ele tem menos sódio, ajuda na hora da digestão, não provoca problemas como hipertensão e você pode se acostumar com ele facilmente.
INGREDIENTES
1 xícara de chá de sal grosso
1 xícara de chá de orégano
1 xícara de chá de alecrim
1 xícara de chá de estragão (gergelin é mais fácil de se encontrar)
MODO DE PREPARO
Lave bem as ervas e seque elas com um pano limpo. Depois, coloque-as junto com o sal no liquidificador ou no processador de alimentos e triture tudo. Guarde a mistura em um recipiente fechado, em local fresco e sem umidade.
Terceira Receita
INGREDIENTES
10g de alecrim
25g de manjericão
15g de orégano
10g de salsinha
100g de sal marinho
MODO DE PREPARO
Bata os ingredientes no liquidificador. Guarde em pote de vidro bem fechado e use no lugar do sal comum.
Vou aproveitar para deixar aqui uma receita de tempero caseiro, com ervas, para testar na próxima semana:
TEMPERO CASEIRO COM ERVAS
INGREDIENTES
1 maço de sálvia
1 alho poró
aipo
4 cabeças de alho
1 cebola
1 pimentão vermelho
Manjericão
Hortelã
Pimenta
Alecrim
Manjerona
Óleo, azeite de oliva ou água para misturar
1 xícara de sal.
MODO DE PREPARO
Bata o alho com um pouco de óleo, azeite ou água no liquidificador. Em seguida, acrescente os demais ingredientes, um a um até que a mistura fique homogênea. Feito isso, acrescente uma xícara (chá) de sal. Guarde em um pote fechado.
Créditos:
As 2 últimas receitas foram encontradas na webpage:
http://www.not1.xpg.com.br/sal-de-ervas-reduz-sodio-da-comidareceita-de-temperos-e-sais-de-ervas/