FLAG COUNTER DE RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA MINEIRA DESDE 29/02/2013

FLAG COUNTER DE RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA MINEIRA DESDE 29/02/2013
117 países já visitaram este site! Clic na imagem para ver!

quarta-feira

Nova receita de yogurte caseiro desnatado - mais consistente


INGREDIENTES

01 litro de leite UHT DESNATADO 
02 yogurtes desnatados
06 colheres(de sopa) de leite em pó desnatado ou light -"molico"

MODO DE PREPARO 

1 - Ferva o leite e deixe esfriar até temperatura ambiente.
Aqui, fiz uma nova experiência:

Para não fazer o teste de temperatura da receita original, colocando o "dedinho" dentro da vasilha com o leite e contar até 10... eu deixei o leite esfriando na pia, testando a temperatura, da vasilha,  colocando as mãos umidecidas do lado de fora dela, várias vezes. Quando "aguentei" ficar com elas lá, sem problema (rsrsrsr), contando de 1 até 10,  já tinham passado 26 minutos. Logo, para o clima daqui de Belo Horizonte-MG, que  a média da temperatura é de 23 a 27 graus, neste início de outono, o tempo que eu vou deixar o leite esfriando, para depois prosseguir com a receita, é de 26 minutos.
Cada um faça a sua experiência deste tempo, conforme a temperatura de sua cidade.

2 - Em seguida, acrescentei os 02 yogurtes desnatados, ao invés de colocar apenas um.
E, ao invés de colocar 02 colheres (de sopa) de leite em pó, apenas, coloquei, 06 colheres. O objetivo é tornar o yogurte mais denso. Não quis colocar gelatina, para ele ficar mais natural.

3 - Mexí 50 vezes para a direita e 50 vezes para a esquerda, com uma colher de pau, como manda a receita original do yogurte natural caseiro.

4 - Coloquei a mistura num vidro esterelizado,para deixar  abafada fora da geladeira por 12 horas.

É melhor não "mexer" no pote antes das 12 horas.
Assim, tampei o vidro, enrolei-o num plástico flanelado (destes usados para toalha de mesa), aliás, cortei a minha toalha!... ... em seguida enrolei num pano de prato, e guardei-o, cuidadosamente dentro do forno, DESLIGADO!
Deixei ali por 12 horas. Por isto, há pouco, de madrugada, fui lá ver como estava indo a minha experiência...

5 - Perfeito! Ficou com a consistência que eu desejava. Deu um pouquinho de soro. Antes de mexê-lo umas 3 vezes com uma colher de pau, eu retirei o soro que deu em cima dele ( um pouco de soro), mexi, tampei o vidro e finalmente, levei-o à geladeira.

6 - Notei um pouco de viscosidade, que é próprio do yogurte natural desnatado. Hoje pela manhã vou bater 3 segundos no liquidificador para acertá-lo, como aprendi na receita original.
Obs: batí no liquidificador (3 segundos, contando  de 1 até 3), e, o resultado foi que o yogurte ficou bem "ralo". Não farei mais assim. vou mexer, mas com uma colher de pau, para ver se perde um pouco da viscosidade. (não é muita), para mim, não faz diferença.

7 - Na hora de servir, é só usar a criatividade:  adoce-o com adoçante e acrescente frutas ou cereais a gosto!


Pessoal, desculpem-me ser tão metódica, explicando demais, mas mesmo assim, algumas pessoas me escrevem dizendo que não entenderam  direito. Se isto acontecer com você, escreva e eu tentarei tirar as dúvidas, ok?

Faça o teste, comente e envie sugestões para os nossos testes e experiências com as receitas! Ficarei muito agradecida!
Até mais!


Créditos:

Receita básica:  Tudo Gostoso

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...