INGREDIENTES
A medida é o pirex de sobremesa marinex - grande
10 miolos de limões Tahiti (mais/menos maduros), que renderam:
3/4 de pirex grande marinex - de sobremesa
Água - 2 pirex de sobremesa cheios
1 pires de açúcar cheio (pires de xícara de chá)
10 cravos
5 pedaços médios de casca de canela
MODO DE PREPARO
Importante: Os miolos já tinham sido curtidos durante 3 dias, com as cascas dos limões. Por isto não estavam mais com o gosto amargo.
Além disto, quando eu limpei as cascas, aproveitando somente a parte "mole" dos miolos, eu levei ao fogo com água, com uma pitada de sal, deixando entrar em ebulição. Joguei a água fora e repassei em outra água, também quente. Peneirei e pronto! A matéria para a geléia, já estava pronta. Aproximadamente, 3/4 de pirex grande de sobremesa.
Bati no liquidificador os miolos dos limões, preparados acima, sem a parte branca, que parece ser uma cutícula dos miolos. Esta parte é que deixa a calda "amarga". Colocar a matéria processada no liquidificador, na calda que já está no fogo.
(Haviam sobrado 30ml da calda da compota das cascas dos limões, que estava fazendo também, então aproveitei esta calda para a geléia.
Acrescentei à esta calda o açúcar, 1 pirex de água, os cravos, sem as cabecinhas e a canela.
Deixei levantar fervura, mexi lentamente a calda, retirando sempre a espuma escura que surgia. Quando começou a formar bastante espuma, a partir das bordas para o meio da geléia - este é o ponto certo para mim. DESLIGUEI O FOGO.
Deixei esfriar para colocar neste vidro que está na imagem, já esterelizado.
Realmente, não falhou: desta vez, não precisei voltar a geléia ao fogo para raleá-la um pouco. Ficou na consistência certa de geléia.
Agora, é só fazer os pães de queijo, o cafezinho e servir para os convidados!
Oi pessoal, se eu não expliquei com clareza, ou se tiverem dúvidas, escrevam para o meu email ramana.videosfera@hotmail.com que dou mais detalhes da geléia.
Espero que tenham gostado da receita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário