Nesta receita, eu usei os mesmo ingredientes da outra receita de geléia de limão tahiti, que já havia colocado no blog, no mês passado, mas o modo de fazer é diferente.
INGREDIENTES
1 prato de miolos de cascas de limão, batidos no liquidificador com um pouco de água, depois da curtição das cascas
1 prato fundo e 1/2 de açúcar cristal
10 cravos
1 canela em casca
8 gotas de essência de culinária, cor verde
MODO DE PREPARO
( Curtição dos miolos do limão)
Vou ensinar para você o modo mais fácil de fazer esta geléia, que fica uma delícia. Não é aquela anterior, que você fica "mexendo muito tempo com uma colher de pau"... É parecida com um doce mole, bem delicado e depois que está no fogo, é mais rápida de fazer.
1 - Você vai pegar os miolos que raspou das cascas. Retire deles aquela parte que parece uma membrana branca e as sementes, passando os miolos por um espremedor de batatas, pois é esta parte branca que torna o doce amargo.
Esta dica foi "descoberta" por meu cunhado, o Iracy, que estava me ajudando na preparação da geléia.
Reservar só o que foi espremido e o restante, desprezar.
Colocar estes miolos num saco de pano fininho. Amarrar as bocas do saco e colocá-lo dentro de uma bacia com água fria mesmo, curtindo mais uns 3 dias, trocando esta água.
Ao final deste prazo, espremer bem este saco, para retirar o excesso de água.
2 - Em 2 litros de água quente, coloquei uma pitada de sal, para passar os miolos de limão ainda dentro do saco, por esta água. Esquentei outra água e novamente, passei os miolos, ainda dentro do saco, por ela. Isto, acaba definitivamente com o amargor dos miolos, se é que já não tinha acabado.
3 - Espremer o saco e bater no liquidificador, a massa de miolos que estava dentro dele.
4 - Medir os miolos de limão. Sempre, a medida padrão é: para cada prato de miolos , coloque um prato fundo e meio de açucar cristal. ( Esta receita rendeu o vidro da imagem, cheio de geleia.)
5 - Acrescente os cravos e a canela. Vai mexendo até dar o ponto de uma geleia.
6 - Coloque as gotas da essência, a gosto. Mexer para misturar bem.
Dica: Você saberá o ponto certo de desligar o fogo, quando a fervura da geleia começar a ir das bordas para o centro da panela.
Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco para colocar num vidro também esterelizado.
Esta geléia é um sucesso total, todos gostam com pão, yogurte, biscoito salgadinho, ou com creme de leite.
Tentei pormenorizar esta receita, o máximo possível, mas são tantos detalhes que eu vou me lembrando aos poucos... se tiverem dúvidas, escrevam-me um e-mail que eu terei prazer em respondê-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário