FLAG COUNTER DE RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA MINEIRA DESDE 29/02/2013

FLAG COUNTER DE RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA MINEIRA DESDE 29/02/2013
117 países já visitaram este site! Clic na imagem para ver!

quinta-feira

Doces de Verão - Doce de figos Verdes, Doce de Cidras Verdes e a Deliciosa Geléia de Morangos


Como no verão passado, iniciei o ano na cozinha, ou melhor terminei o ano na cozinha e alí estava para receber as frutas de verão. Como não podia deixar de ser, experimentando receitas.
Mas 2014 veio com uma grande novidade: o tradicional doce de figos, cidra e outros doces bem mineiros, cheios de segredos agora estão à venda nos supermercados e "Sacolões" pré cozidos. É só seguir as orientações dos fornecedores, (sem inventar nada, kkkk, e eu garanto que ficam com a qualidade dos doces das vovós. 
Nós vovozinhas dos tempos modernos, precisamos de tempo para dezenas de atividades e coisas para aprender, como:  - COMO NAVEGAR PELO GPS? COMO FICAR MAIS BONITA NAS FOTOS DO "TANGO"? COMO FAZER PARA NÃO FICAR VICIADA NO  WHAT´S APP ( O ZAP ZAP da nordestina que rodou na interne no natal )...assim vai...
Portanto, fiz os doces da postagem, seguindo ipsi-literis as orientações do fornecedor  "SABOR CASEIRO" - da cidade de Pratápolis - MG
.Para quem quiser comprar ou revender, o endereço completo é:
Sítio Recanto Vale Verde- Estrada da FEPASA - km 12 - ZONA RURAL - Pratápolis_MG
Os produtos veem em material plástico, super embalados. 
Quanto aos figos, estão usando uma nova fórmula com corante devido a proibição do tacho de cobre e derivados pela vigilância sanitária. Tudo super higiênico!

ORIENTAÇÕES, CASO COMPREM PRODUTOS SEMELHANTES, PORÉM SEM ORIENTAÇÕES DE COMO FAZÊ-LOS:

MODO DE FAZER O DOCE DE FIGOS PRE COZIDOS:


 Fiz igualzinho como estão ensinando e ficou divino!

Retire os figos da embalagem e lave-os em água corrente. Se preferir perfure os frutos com o garfo para uma maior absorção da calda. Depois coloque para ferver durante 30 minutos. Em seguida deixe escorrer bem. 
Faça uma calda com 1 1//2 lt. de água e 1 kg de açúcar e ferva por 5 minutos. Depois acrescente os figos e deixe ferver em fogo médio aproximadamente por 50 a 70 minutos ou na panela de pressão durante 30 minutos, até a calda engrossar e os figos ficarem macios a seu gosto.

Eu  preferi testar usando a panela de pressão e os figos se mantiveram verdinhos, verdinhos, e nem precisei engrossar a calda, porque já estava tudo bom!

MODO DE FAZER O DOCE DE CIDRAS PRÉ COZIDAS:



Retire as Cidras da embalagem e coloque de molho na água por alguns minutos, deixe escorrer bem. Depois coloque para ferver em água por 5 minutos e escorra novamente. 
Faça uma calda com 1 litro de água e 800g de açucar e ferva por 15 minutos, depois acrescente as Cidras e deixe ferver aproximadamente por mais 20 minutos, ou até a calda engrossar e as Cidras ficarem macias a seu gosto.

O terceiro doce de verão,  vilão para quem não quer "adicionar" pesos na balança do banheiro, é a GELÉIA DE MORANGOS, cuja receita se encontra abaixo desta postagem, mas por via das dúvidas e de arquivamentos, vou copiar e colar a receita novamente aqui para vocês! 
 Daqui para a frente, ou seja, ano de 2014 afora, vou tentar perder os 5 quilos que adquiri em 2013, fazendo bastante hidroginástica e caminhadas, concordam comigo?

                                                           GELÉIA DE MORANGOS


INGREDIENTES
 FIZ A RECEITA DOBRADA E TEVE UM BOM RENDIMENTO
O rendimento foi o do vidro acima, mais um pouco! A geléia ficou assim mesmo:
translúcida!

450 g de morangos
1 xícara (chá) de açúcar
suco de 1/2 limão

MODO DE PREPARO

1. Lave muito bem os morangos sob água corrente e retire as folhas. Numa tigela, deixe-os de molho por 10 minutos. Em seguida, retire os morangos sem escorrer a água, com cuidado para que as "sujeirinhas" fiquem no fundo da tigela.

2. Numa panela, junte os morangos, o suco de limão e o açúcar. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, ou até que se forme uma calda grossa e os morangos fiquem bem macios.

3. Neste ponto, eu modifiquei um pouquinho a receita original.
Desliguei o fogo e deixei a geléia esfriando. Em seguida, batí tudo no liquidificador e coei numa peneira.
Levei novamente ao fogo para terminar a fervura. A medida que ia formando espuma, eu ia retirando com uma espumadeira, para a geléia ficar bem fina e transparente. Qdo havia retirado toda a espuma, coloquei a geléia em vidro esterelizado, e deixei esfriar bem, antes de levar à geladeira.

Dica

Potes de vidro podem ser reutilizados para conservas, ou mesmo geleias, feitas em casa. Mas primeiro eles devem ser muito bem esterilizados. Para isso, leve bastante água para ferver numa panela grande; coloque o vidro e sua tampa na panela e deixe ferver por no mínimo 15 minutos. 

Para retirar o vidro e a tampa, utilize uma pinça de cozinha e deixe-os escorrer sobre um pano de prato limpo. Atenção: não coloque o vidro sobre nenhuma superfície muito gelada, como mármore, pois o vidro pode estourar. Só use os potes esterilizados depois que eles esfriarem totalmente.

Fonte:

http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=1324 -  Esta receita testada,  foi deste blog
http://www.tudogostoso.com.br/receita/651-geleia-de-morango.html
ttp://kitutando.blogspot.com.br/2011/11/cheesecake-de-morango.html

Google Images

 Produto - SABOR CASEIRO - com orientação do produtor:Edivaldo Stephane ME: 
Sítio Recanto Vale Verde- Estrada da FEPASA - km 12 - ZONA RURAL - Pratápolis_MG





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...