A nova coqueluche entre os derivados do leite é o yogurte grego. Por isto procurei a receita para postar aqui e aprender fazê-la. Só que já vi que não é para mim nem para os milhares de hipertensos e outros com problemas de colesterol. É um yogurte ultra gorduroso, muito cremoso, o que justifica a sua estrela de "gostoso", mas muito caro!
Eis a sua receita:
INGREDIENTES
2 litros de leite integral
1 pote de iogurte integral (cerca de 170 gramas)
1 pote (500 gramas) de nata (aquele creme de leite mais gordo, com 40% de gordura)
ou um pote de creme de leite fresco
MODO DE PREPARO
Leve o leite ao fogo, por uns 30 minutos, sempre mexendo e tomando o cuidado de não deixar ferver. Caso ferva, baixe o fogo e continue mexendo. Esse leite aquecido vai evaporar água e resultar num leite com maior teor de gordura.
Passados os 30 minutos, deixe o leite esfriar por uns 15 minutos e adicione a nata (ou creme de leite fresco), mexendo até tudo se juntar bem. Faça o teste da temperatura, com o dedo mesmo: Se você aguentar cerca 8 a 10 segundos com o dedo dentro do leite, é porque ele está na temperatura ideal. Tem que ser quentinho, não deixe esfriar muito.
Adicione o copinho de iogurte, misturando bem. Caso seja a primeira vez que você faz, use um iogurte bom do supermercado, como o yogurte natural integral e nas próximas vezes vá usando o iogurte que você mesmo fez.
Coloque tudo em um pote de vidro ou de cerâmica, tampe ou cubra com filme plástico e enrole numa toalha de mesa, como já fizemos com a coalhada natural. Deixe descansar por cerca de 6 horas e verifique se está na consistência desejada. Deverá estar. Caso não esteja, embrulhe tudo novamente e deixe por mais um tempo.
Imagem do Google (site M de Mulher)
Esta é a receita básica de yogurte grego, que você poderá usar de formas muito criativas, enaltecendo o seu sabor.
E agora, é só testar! Só farei isto semana que vem, pois o meu fim de semana, começa hoje! ( A recompensa de ser aposentada)! Um bom fim de semana para todos e brinquem como eu, de "chefs de cousine".
Imagem do Google (site da Nestlê)
Créditos:
Website: Receita Básica: Receitas na Rede
Blog do Leandro G.
Nenhum comentário:
Postar um comentário