FLAG COUNTER DE RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA MINEIRA DESDE 29/02/2013

FLAG COUNTER DE RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA MINEIRA DESDE 29/02/2013
117 países já visitaram este site! Clic na imagem para ver!

terça-feira

Como fazer Yogurte Natural Caseiro



INGREDIENTES

Faça também meia receita

2 litros de leite integral
1 pote de iogurte natural (sem sabor, sem mel, sem nada. Purinho)
4 colheres (de sopa) de leite em pó

MODO DE PREPARO

Ferva o leite e deixe esfriar até o ponto que você coloque o dedo e aguente contar até dez, veja a foto 2 ( é mais que morno, é bem quentinho). Depois abra o pote de iogurte e mexa bem. Despeje o iogurte no leite e misture muito bem, acrescente o leite em pó e misture novamente. Coloque uma tampa e cubra com uma toalha de mesa.
Depois coloque ele assim todo coberto dentro do forno (desligado) ou do microondas. Deixe lá por cerca de 6 horas. Passado esse tempo, abra e veja se o iogurte já está pronto. Leve para gelar e é só consumir.

(Blog da Patty Marttins - Aqui na Cozinha)          



Olá, amigos da Videosfera,


Com certeza esta é a semana dos yogurtes e derivados. Após a feliz experiência com a Coalhada Caseira, parti para pesquisar os yogurtes. Havia "algo" de yogurte em minha coalhada: a textura, o visual, tudo...pedi ajuda ao Google, na verdade, busquei uma receita de yogurte natural desnatado. Então tive a sorte de encontrar o blog da Patty Martins, por sinal, excelente conteúdo e com a mesma receita básica de coalhada natural. Assim, foi fácil entender a receita do yogurte natural caseiro. Era similar à minha coalhada. Só não entendi  porque a Patty diz que a coalhada é de leite cru e o yogurte é  feito com leite cozido: na receita da Mirna, da Comunidade da Armênia do Brasil, a coalhada também é feita com leite cozido. Devem ser as diferenças de opinião que devem ser respeitadas, não é?

Assim, na receita acima, não expliquei o modo de preparo, pois é o mesmo da coalhada natural. Agora, vocês devem ter notado que  a Patty, coloca também o leite em pó ou instantâneo. Sabem porquê? Segundo ela, é para dar mais consistência ao yogurte.

Dicas para esta receita:


Me deliciei lendo os comentários das visitantes da Patty. Vocês não gostam de ler comentários? Eu adoro! A gente aprende muito com as opiniões dos outros.  Aqui vão algumas dicas das leitoras:

Torne seu yogurte natural caseiro, ainda mais gostoso:

  • Faça geléia de morango, adoce com mel de abelhas e "add" ao yogurte caseiro.
  • Bata o yogurte no liquidificador com frutas geladas ou polpas de frutas, como manga, ameixa, que lhe dá uma textura muito especial.
  • Add gelatina de morango ou suco artificial, de pacotinho. 
  • Sabem aquela "isca" de coalhada que pedi para  vocês separarem para fazer a próxima coalhada?
  • A Patty diz que só repete uma vez, pois o yogurte vai ficando ácido. Valeuuuuu!
  • Com o yogurte natural caseiro, você pode fazer bolos, biscoitos, molho para saladas, frozen yogurte e muitas outras iguarias. Breve postarei a receita de frozen yogurte  para vocês!"
  • Adoce o yogurte com açúcar ou adoçante ou açúcar mascavo, mas só umas 3 gotinhas. Todo excesso foge à regra, não é mesmo?!
  • O mais simples e saudável é adicionarmos nele na hora de servir, frutas fresquinhas e picadas  bem "miudinho".




Créditos:

Receita Básica pesquisada em:
Aqui na Cozinha  - Patty Martins
Website : http://www.aquinacozinha.com/2012/03/iogurte-natural-caseiro/#ixzz2Pz4ffVDU
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...