FLAG COUNTER DE RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA MINEIRA DESDE 29/02/2013

FLAG COUNTER DE RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA MINEIRA DESDE 29/02/2013
117 países já visitaram este site! Clic na imagem para ver!

quinta-feira

Creme Mousseline - Receita Francesa




Olá! Tudo bem?
Como planejei, arrumei um tempinho no final do dia para testar o creme de confeiteiro - a receita base, aproveitando para fazer também o Creme Chiboust. 
Portanto, já posso dizer que as receitas estão bem dosadas. Já estamos assando um bolo básico de cenoura para recheá-lo com o creme que vamos testar agora - O CREME MOUSSELINE.
De antemão, vou deixar este vídeo originalíssimo, em francês, mas dá para entender muito bem o passo a passo da receita. Vou tentar anotar os ingredientes, mas não se preocupem, porque vou colocar abaixo, outra receita, a que prometi para vocês, ontem. Vamos lá:

CREME MOUSSELINE - RECEITA 1 -  FRANCESA

INGREDIENTES

80g de manteiga
2 gemas
50g de açucar refinado
15g de maisena (ou 3 colheres de sopa)

mais os utensílios: caçarola, batedor de ovos e uma tigela

O MODO DE PREPARO desta receita é auto explicativo (como está no vídeo, sem nenhuma dificuldade.
Só uma dica: não tente usar a batedeira de bolo para bater o creme de manteiga, pois, você vai se desesperar, com tantos "grumos" que aparecem. É melhor usar somente os utensílios indicados pelo autor do vídeo.
Outra dica é cobrir logo o creme com papel manteiga ou papel filme, para evitar também que se formem grumos sobre ele.
Enquanto eu decido o que vou fazer agora, vou deixar o meu creme descansando lá na cozinha, já coberto com o papel filme.

CREME MOUSSELINE -  RECEITA 2 

Decidi passar agora mesmo  a outra receita de Creme Mousseline, que vi num programa de Tv - Confeitaria - Mais Simples -  semana passada.  Estou aprendendo muita coisa de culinária com os Chefs  deste programa - além de serem muito engraçados! Só não posso falar a hora do programa, porque muita gente estará  trabalhando neste horário...

INGREDIENTES

500g de creme de confeiteiro - creme base
2 gemas
110g de açúcar refinado
80g de manteiga
50 ml de licor Amarula para dar sabor
Um pouquinho de gelatina em pó

MODO DE PREPARO

Já vou começar mudando a receita. Briguei com a batedeira porque quase desandou o meu creme na receita nº 1.
Para dar sabor, era para usar uma colher de café solúvel em água, optei para o licor Amarula, que não precisei colocar, pois já tinha colocado no creme de confeiteiro, o creme base.
Não usei a gelatina, não achei necessário.

1 - Com estas ressalvas, peguei na geladeira o creme de confeiteiro, que havia feito ontem, devidamente coberto com papel filme e já saltei para a segunda parte desta receita.
2 - A primeira receita tem praticamente os mesmos ingredientes desta receita, com algumas diferenças na quantidade de açúcar e também na receita francesa, não há o creme de confeiteiro base. Esta aqui, portanto, rende mais!
Coloquei o creme mousseline da receita nº 1 na tigela e sobre ele, coloquei o creme de confeiteiro, creme base. A única coisa que tive que fazer foi mexer bem a mistura, até ela ficar bem homogênea. Coloquei na tigela novamente e cobri com papel filme, deixando descansar   mais ou menos 2 horas na geladeira.
Enquanto isto, vou começar o último creme desta série de confeitaria - O CREME FRANGIPANE, que  será o conteúdo da próxima postagem, para não confundí-los! 
Hasta luego!


Um comentário:

Unknown disse...

Creme mousseline ē o mesmo crema Paris?Ambos servem pra recheios?Bom Dia!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...