FLAG COUNTER DE RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA MINEIRA DESDE 29/02/2013

FLAG COUNTER DE RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA MINEIRA DESDE 29/02/2013
117 países já visitaram este site! Clic na imagem para ver!

quinta-feira

A Saga do Doce de Limão Tahiti - Final

Gente, vejam que  "doce" ele ficou! Super macio, gostoso e perfumado!


Após  5 dias curtindo as cascas dos limões, finalizei-o hoje, pois o prazo de curtição expirou!
Ficarei uma semana ausente, por motivos de saúde e eu tinha por honra acertar esta receita. Afinal, a safra do limão está em alta e dá dó vê-los caíndo do pé sem fazer nada interessante. Alguns dizem: 
- Vai no mercado e compra o doce, é muito mais simples! Mas, e o desafio de descobrir os segredos deste doce delicadíssimo e finalmente  acertar a receita? E a aprendizagem, a busca, os conhecimentos relacionados e finalmente, poder reunir pessoas queridas em torno da mesa, e nesta fraternidade e na alegria, ter um docinho de limão, ou outra quitanda, feita por você?!
A receita e todos os segredos já foram revelados na última postagem desta saga. 
Não deu tempo da Ana Maria ler minha mensagem, pedindo socorro para acertar a receita. Aliás, depois de muito tentar, pesquisar receitas e segredos no Google, eu encontrei na webpage RECEITAS.COM, do Programa Mais Você, a mesmíssima receita e foi bom que antecipadamente eu ví que estava no caminho certo, pois quando é que uma receita da Ana Maria Braga, não dá certo? 
Além do doce, de quebra, fiz também  uma geléia de limão, no 2º dia da curtição das cascas. Esta não me deu trabalho, pois, já fiz muita geléia de jabuticaba, tempos passados...e, o processo é o mesmo.
Vou deixar para vocês a receita da geléia de limão. É deliciosa, messssmmmooo!

COMO FIZ A GELÉIA DE LIMÃO, APROVEITANDO OS MIOLOS DELES

 No segundo dia de curtição, me deu vontade de tentar fazer uma geléia. Vim "no Google", busquei, lí e gostei.  Mas perdí a pesquisa e não tinha tempo para voltar atrás em busca dela. 
Era "hora" de limpar as cascas - retirar o miolo e tal...
Resolví fazer do jeito que fazia geléia de jabuticabas...deu certo, então tentei fazer a receita para vocês!

GELÉIA DE LIMÃO

INGREDIENTES 

2 litros e meio de água
1 prato fundo e 1/2 de açúcar cristal
10  cravos
1 canela em casca
miolos de cascas de limão ( que estava curtindo para a compota)

MODO DE PREPARO

Colocar a água numa panela grande e colocar dentro dela um escorredor de arroz de alumínio. Sim!
Coloque dentro os miolos dos limões e deixar ferver bem! Depois coar esta água numa peneira fininha em outra vasilha. Jogue fora os miolos de limão.
 Colocar toda a água coada novamente na panela e acrescente o açúcar cristal, os cravos, a canela e deixe ferver, muito, mas muito mesmo. Um bom tempo!...
Quando começar a engrossar, você verá que está formando uma espuma escura. Retire esta espuma toda com uma escumadeira. Não deixe restos dela, que a geléia ficará com espuma. Aproveite e retire também os cravos e a canela. Espere esfriar. Se ficar dura demais, coloque mais um pouco de água, o necessário para ferver novamente e depois deixe esfriar e coloque em vidro esterelizado. 
A geléia fica uma delícia com rosca, pão de queijo e muitas outras quitandas! 

Delícia!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...