FLAG COUNTER DE RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA MINEIRA DESDE 29/02/2013

FLAG COUNTER DE RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA MINEIRA DESDE 29/02/2013
117 países já visitaram este site! Clic na imagem para ver!

segunda-feira

Como Preparar a Goma Para Fazer Tapioca Pernambucana

Dicas -             1 - goma =  farinha de tapioca em Pernambuco
                         no sul, sudeste -  goma é o polvilho doce
                         em alguns lugares se diz fécula de mandioca.
                          Na Bahia tapioca se chama Beju

              2 - Após ler tudo isto abaixo, você chegará à conclusão que deve procurar nos  melhores supermercados de sua vizinhança a excelente - FARINHA PARA TAPIOCA HIDRATADA PARAÍBA.
É SÓ DEIXAR  ALGUMAS HORAS NA GELADEIRA E NA HORA DE FAZER, JÁ COM OS RECHEIOS DE SUA PREFERÊNCIA À MÃO, LEMBRE-SE DO QUE LEU ABAIXO:
UNTAR LEVEMENTE A FRIGIGEIRA COM MANTEIGA.
PENEIRE A FARINHA DIRETAMENTE NA FRIGIDEIRA. LEMBRE-SE QUE O FOGO DEVE ESTAR BAIXO, A FRIGIDEIRA DEVE SER DE TEFLON.

Viva os tempos modernos!


Vamos ao preparo da farinha!

Neste carnaval chuvoso,  depois de testar as receitas de sorvete com o maior sucesso, resolví testar e aprender a fazer a misteriosa TAPIOCA PERNAMBUCANA, já que nós mineiros não entendemos nada de tapioca. Mas tive o maior cuidado de pesquisar tudo primeiro e a receita que estou postando  é de uma pernambucana legítima, fiz um resumo, pois a postagem dela é completíssima, com toda a história da tapioca. Vou colocar aqui o endereço do blog para vocês que quiserem se informar de tudo, diretamente da fonte www.temperobomdavan.blogspot.com.br –

Vamos fazer o teste da receita hoje e depois voltarei para as dicas sobre dificuldades encontradas. Afinal, não sou chef de cozinha, mas adoro descobrir os segredos não apenas da cozinha mineira, mas de outras iguarias brasileiras. E a tapioca, se já não é, podemos considera-la patrimônio nacional!

Obrigada Van por suas dicas, importantíssimas!

Tapioca de coco com queijo:

INGREDIENTES

 Goma de mandioca peneirada (no sul é mais conhecida como polvilho doce);
Sal;
Coco ralado ( o fresco fica mais gostoso);
Manteiga ou margarina;
Queijo coalho ralado (às vezes uso queijo minas padrão).

MODO DE PREPARO

Misture à goma 1 pitada de sal e reserve. Esquente uma frigideira, coloque 5 colheres (sopa) da goma e espalhe com a colher de forma uniforme ( como se estivesse fazendo uma panqueca) . Coloque 3 colheres (sopa) de coco ralado sobre a goma, espalhe cerca de 1/2 colher (chá) de manteiga e acrescente 2 a 3 colheres (sopa) de queijo. Dobre a tapioca ao meio e vire dos dois lados para  derreter o queijo. Sirva quente.

Dicas para recheio:

Só manteiga;
Só coco ralado;
Coco com leite condensado;
Coco, queijo e leite condensado;
Coco, queijo e doce de leite;
Queijo com goiabada;
Carne de sol refogada;
Frango com catupiri entre outros...

Dica sobre a goma:

 Para que a tapioca não fique muito seca, muito antes de sua preparação, faça o seguinte:

1 - Coloque a goma em um recipiente e acrescente água (vai ficar parecendo um leite e que você perdeu a goma), mas com o passar do tempo vai ocorrer um processo de decantação e a goma vai acomodar no fundo do recipiente. Quando ocorrer a separação total da água com a goma (leva + ou - 2 horas) escorra a água e você terá 2 opções para retirar o excesso de água:

 2 - Sobre a goma coloque um pano de prato dobrado limpo ou polvilhe farinha de mandioca sobre a  mesma. Deixe absorver o excesso de água por uns 30 minutos. Se caso usar a farinha de mandioca, depois desse tempo, raspe essa farinha da superfície da goma utilizando uma colher. Quebre os pedaços de goma, passe pela peneira e já está pronta para o uso. Guarde a goma em um saco plástico ou num recipiente tampado na geladeira para que ela não perca a umidade.

 Espero que gostem da dica! 
www.temperobomdavan.blogspot.com.br

Passo a passo de como preparar a goma pra fazer tapioca
Palavras da Van:

"Oi gente!
 ... resolvi deixar uma dica para as pessoas que tem um pouco de dificuldade em preparar tapioca em casa pelo motivo da massa ficar muito seca...

Esse processo aprendi com minha mãe. Ela adoooora tapioca e sempre compra a massa na feira para fazer em casa. E o processo é bem simples, só um pouco demorado. Portanto, faça com antecedência!

1º - Despeje a goma para tapioca em um recipiente.
2º -  Acrescente água até cobrir toda a goma.
Depois de colocar a água, vai ficar parecendo que você perdeu a goma (vai ficar parecendo leite). Mas é assim mesmo...
3º - Com o tempo vai ocorrer um processo de decantação e a goma vai para o fundo do recipiente. (Deixo descansando por umas 2 horas, mas vai depender da quantidade de goma e de água que você utilizar).
4º - Depois desse tempo escorra a água e sobre toda a superfície da goma espalhe farinha de mandioca. (Servirá para absorver o excesso de água da goma).
5º - Deixe a farinha absorver a água por uns 30 minutos apenas, pois a massa precisa de um pouco de umidade para que a tapioca depois de preparada não fique muito seca. Depois desse tempo, raspe a farinha com o auxílio de uma colher.
6º - Depois de retirar toda a farinha, quebre a massa em pedaços e passe pela peneira.
7º - Guarde em um saco plástico (daqueles que colocamos frutas e verduras na feira) ou em um recipiente com tampa. Conserve em geladeira por mais ou menos 30 dias.

Obs.: Quando for utilizar, retire a quantidade que você vai precisar, acrescente uma pitada de sal e caso perceba no preparo da 1º tapioca que a mesma ainda ficou ressecada, pulverize um pouco de água sobre a massa que ainda será utilizada, misture com uma colher e continue o preparo.

Outra dica da Van é:

No caso de vc utilizar o polvilho doce, é só pulverizar o polvilho com um pouco de água (pouquíssima água), misturar com o auxílio de uma colher, acrescentar uma pitada de sal e peneirar.

AGORA DAS IMAGENS, DIRETAMENTE DO BLOG DA VAN:











AGORA SÓ ME RESTA AGRADECER À VAN PELA AULA DE TAPIOCA E MÃOS À OBRA E FELIZ CARNAVAL PARA TODOS! SUCESSO PARA NÓS TODOS! ADORO TAPIOCA, GENTE!

E ESTA FOI A TAPIOCA DA EXPERIMENTAÇÃO:

TAPIOCA DE GOIABADA COM REQUEIJÃO CATUPIRI 

- DELICIOSA!


INGREDIENTES

 5 colheres (sopa) de goma hidratada para  cada tapioca
GOIABADA - fatias
REQUEIJÃO CATUPIRI
NÃO COLOCAMOS MANTEIGA ou só untar a frigideira
1 PITADA DE SAL NA GOMA, APÓS TER PENEIRADO 

MODO DE PREPARO

Seguimos o passo a passo, conforme descrevemos acima, para decantarmos a goma, ou farinha de tapioca, para nós mineiros.

Minha filha já havia deixado a goma decantando durante à noite. Assim, foi tranquilo, pela manhã só nos restou escorrer a água que estava sobre a goma e com um pano de prato ( comum), a cobrimos e apalpamos para acabar de secar a água ainda existente. A seguir, ela peneirou a goma e reservou.

Num prato, picou a goiabada em fatias. Separou o requeijão catupiri, pois depois que ligar o fogo, todos os ingredientes devem estar à mão, para não se distrair e deixar queimar a tapioca. Outra dica, que seguimos, foi baixar o fogo no mínimo e não colocamos nada de manteiga, para a tapioca não ficar amarelada, como a primeira. Mas pode-se untar, ligeiramente, o fundo da frigideira.

Desta vez, ela ficou branquinha como as tapiocas de Pernambuco!  Eureka!

O passo a passo, postarei em imagens agora para vocês, na fase em que a goma já estava hidratada e peneirada :


1 -Foi colocada  goma no fundo da frigideira,
sem nada, purinha. 


2 - Na metade de lá, colocamos as tiras de 
goiabada e sobre ela, o requeijão catupiri.
A parte de cá ficará para dobrar a tapioca



                                         3 - Dobramos a tapioca desta maneira


4 - E dobramos do outro lado, assim...

                                      5 - Aqui está a tapioca, prontinha,
                                             branquinha. E ficou deliciosa!

Meus agradecimentos especiais à minha filha, Kelly, que, sorte minha, já havia feito tapioca, segundo ela, há muito tempo, e trouxe algumas dicas importantes de sua viagem no nordeste. 
Agradeço também à minha irmã Tymaris, que em sua viagem a Recife, trouxe esta goma original, porém tínhamos que aprender hidratá-la e foi o que fizemos aqui. 
Ainda agradeço aos felizardos degustadores, que adoraram nossas tapiocas!
As próximas que faremos, amanhã serão de leite condensado com coco! 
Isto é carnaval, gente?! Maybe! De mineiro, uai...

Fonte:





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...