FLAG COUNTER DE RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA MINEIRA DESDE 29/02/2013

FLAG COUNTER DE RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA MINEIRA DESDE 29/02/2013
117 países já visitaram este site! Clic na imagem para ver!

domingo

BEM ESTAR - ALIMENTOS DA SIGLA FODMAP



Vamos falar mais um pouco sobre os alimentos da SIGLA FODMAP e o que são ALIMENTOS FUNCIONAIS:
Já  sabemos que os alimentos desta  sigla têm grande importância na alimentação e os seus carboidratos são classificados como de - ALTO TEOR DE FODMAP ou de  BAIXO TEOR DE FODMAP. Quando os  carboidratos são de ALTO TEOR DE FODMAP, eles são muito fermentáveis, de difícil digestão e são prejudiciais à saúde de quem sofre  a SII - Síndrome do Intestino Irritável. Isto não quer dizer que são alimentos proibidos para as pessoas que não sofrem de SII ou Intolerância Alimentar, ou outro problema de estômago.

Só para lembrar, a formação desta sigla em inglês,  define:
F - fermentable]
O - Oligosaccharides
D - disaccharides
M - Monosaccharides
A - Amidos
P - Poliól (polióis)




OLIGOSACARÍDEOS - Dentre os oligossacarídeos estão os frutos oligossacarídeos (FOS)e os galacto-oligossacarídeos (GOS)
 São alimentos  com muito oligosacarideos : banana, cebola de cabeça, chicória, alho, alcachofra e mel, dentre outros.
São substâncias da família dos carboidratos que agem nos alimentos funcionais que atuam no  organismo, usados como  alimentos das bactérias boas do intestino.
 Alimentos Funcionais não são apenas alimentos saborosos ou nutritivos, mas que têm uma função específica. Quando ingeridos são transformados em moléculas de açúcar, difíceis de serem quebradas, ocasionando em algumas pessoas  o aparecimento dos Sintomas da Síndrome do Intestino Irritável ( SII) .Previnem o aparecimento de doenças típicas modernas, doenças cardio  vasculares, câncer, osteoporose, regulando as funções dos intestinos.
Dentre os benefícios destes alimentos podemos citar: 
-  poupam o pâncreas de produzir grande quantidade de insulina, prevenindo assim o diabetes.
- Reduzem os níveis de colesteral ruím.
São alimentos funcionais: 
- frutas secas, avelã, castanha de caju, do Pará, Damasco, noz, pistache, banana verde, frutas vermelhas, melancia, oleaginosas, própolis e produtos apículoas, linhaça, beringela.
- frutas e verduras, cereais integrais ou industrializados, desenvolvidos com a adição de ingredientes extraídos de fontes naturais ou sintetizados químicamente.
- pães, acrescentados de fibras e ovos.
- leites adicionados de ácidos graxos; ômega 3 e ômega 6, encontrados em peixes de água fria.

A falta de carboidratos na alimentação é prejudicial à saúde!

MONOSSACARÍDEOS  -  ou açúcares simples constituem as moléculas dos carboidratos. Dentre os monossacarídeos se inclui a frutose.

FRUTOSE - Alimentos ricos em frutose, podem causar sintomas de intolerância quando a relação está aumentada (pesquisarei mais sobre isto). Ex: a manga
Deve-se pesquisar também a intolerância ao glúten, na ausência da doença selíaca, podendo esta intolerância ser exclusiva ao trigo - não ao glúten.


DISSACARÍDEOS -  São  a principal forma de transporte dos carboidratos. Ex: a sacarose - "açúcar de cana (mais conhecida no Brasil).  ou de beterraba ( na Europa).
A lactose é o açúcar encontrado somente no leite. Resulta da união de uma glicose com uma galactose.

POLISSACARÍDEOS - Sofrem hidrólise produzindo grande quantidade de monossacarídeos. Ex; talo e folgas vegetais e camada externa de revestimento de grãos e são insolúveis em água.
Ex; amido (glicogêneo) : da mandioca, batata doce, cará, batatinha, frutos e sementes.
Constituem um polímero de glicose, aproximadamente de 1400 unidades de glicose, com ligação glicossídica.
Fica evidente que pessoas com restrição a determinados alimentos, sendo os principais: feijão, brócolis, o pimentão e a lentilha, apresentam sintomas digestivos por não conseguirem digerí-los adequadamente, sofrendo os efeitos de sua fermentação dentro dos intestinos.
É comum a intolerância combinada à lactose e à frutose.

POLIÓL OU POLIÓIS - O grupo dos políóis é representado principalmente pelo sorbitol, o xilitol e o manitol. O poliól é o substrato encontrado nos produtos diet.  Os sintomas relacionados à alta osmolaridade destes subtratos  rapidamente fermentados por microorganismos intestinais.
A alta osmolaridade atrai muita água para o intestino delgado e pode desencadear diarréia,  enquanto os substratos rapidamente fermentados por bactérias no intestino grosso podem desencadear sintomas como distensão abdominal, flatulência, cólica abdominal.
Antigamente não se falava em Síndrome do Cólon Irritável ou do Intestino Irritável, falava-se que a pessoa tinha colite. Sabe-se hoje, que era um termo mal colocado, pois a Síndrome do Intestino Irritável não é causada por inflamação ou infecção nos intestinos. De todos os problemas intestinais, apesar da dieta rigorosa, é o mais simples, podendo ser controlado com acompanhamento médico e nutricional. O que causa a dor é a excessiva motilidade dos movimentos peristálticos e outros sintomas da SII, ou Intolerância  Alimentar.
Hoje fico mais tranquila a respeito disto, pois quando eu era adolescente, já sofria de "colite", como minha mae.
Entretanto, tanto para a tal"colite" e para a Síndrome do Cólon Irritado, já se dizia que o stress ou fatores emocionais, eram também considerados como causas a serem avaliadas.


FONTE:

SAÚDE ESPORTIVA - www.saudeesportiva.com.br

 SBNPE - www.sbnpe.com.br
 REVISTA BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO - Rua Abílio Soares, 233 - Conj. 144 - São Paulo - SP
NUTRICIONISTA - LETÍCA CAMPOS

Dr. Drauzio Varella - www.drauziovarella.com.br

TNT BRASIL

ROSSI, PADRE MARCELO MENDONÇA - RUAH - Quebrando os Paradígmas de que Gordura  é saúde e Magreza é doença- 1ª edição - São Paulo - Princípium , 2015 - Editora Globo S.A.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...