Tatiana Zanin - Nutricionista
Junho 2016
A água de arroz com cenoura é um excelente remédio caseiro para tratar a diarreia em todas as idades, inclusive bebês, pois ela é capaz de regular o intestino e evitar a desidratação.
Além disso, ela possui outros benefícios importantes como:
Prevenir o envelhecimento: esta água possui inositol, uma substância que ajuda na formação de células saudáveis, evitando o envelhecimento precoce;
Proteger a pele: rica em para-aminobensóico, a água de arroz, protege a pele contra os raios solares, além de ser um potente antioxidante;
Fornecer nutrientes e energia: pode ser usada quando se está doente para evitar a desidratação e fornecer os nutrientes necessários para a recuperação.
A água de arroz não precisa ser preparada, podendo ser aproveitada da panela do arroz feito para as refeições do dia-a-dia.
Como preparar a água de arroz
Esta receita de água de arroz para diarreia é muito simples e bastante eficaz no combate à diarreia.
Ingredientes
1,5 litros de água;
50 g de arroz;
1 cenoura média descascada e ralada.
Modo de preparo
Coloque a água para ferver e depois de fervida deixe esfriar. A seguir acrescente o arroz e a cenoura, adicione sal e deixe cozinhar em fogo brando durante 20 minutos.
No caso de diarreia deve-se beber, aproximadamente, 1 litro desta água por dia, que deve ser preparada diariamente. Outra receita válida é deixar o arroz de molho em água por 10 minutos e depois beber três copos desta água esbranquiçada no decorrer do dia.
Se preferir, veja outras receitas que ajudam a tratar a diarreia:
Remédio caseiro para diarreia
Tomar um remédio caseiro contra diarreia ajuda a prender o intestino, aliviando este incômodo. No entanto a diarreia é uma forma de defesa do corpo, sendo uma tentativa de eliminar algum micro-organismo do sistema digestivo e por isso combater a diarreia pode fazer com que o agente nocivo permaneça no corpo por mais tempo, piorando a infecção.
Por isso o uso de remédios contra diarreia só deve ser feito após o segundo dia de fezes líquidas. Durante o tratamento contra diarreia é aconselhado comer alimentos de fácil digestão e ricos em água, além de beber bastante água, suco ou chá, por exemplo. Veja também: O que comer na diarreia
Chá de camomila para diarreia
Uma ótima solução natural para diarreia é tomar o chá de camomila com folhas de goiabeira várias vezes ao dia. Tanto a camomila como as folhas de goiabeira possuem propriedades antiespasmódicas que diminuem as contrações do intestino ajudando a reter a fezes por mais tempo.
Ingredientes
1 punhado de flor de camomila
10 folhas de goiabeira
250 ml de água
Modo de preparo
Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo. Apague o fogo, tape a panela e deixe amornar, depois coe e beba em pequenos goles várias vezes durante o dia.
Xarope de maçã para diarreia
Um bom remédio caseiro para parar a diarreia pode ser feito em casa utilizando maçã e cenoura ralada.
Ingredientes
1/2 cenoura ralada
1/2 maçã raspada
1/4 xícara de mel
Modo de preparo
Numa panela leve para ferver em banho-maria todos os ingredientes por aproximadamente 30 minutos em fogo baixo. A seguir, deixe esfriar e coloque num frasco de vidro limpo com tampa. Tome 2 colheres deste xarope por dia enquanto durar a diarreia.
Este xarope pode ser conservado na geladeira por 1 mês.
Folha de goiabeira para diarreia
Um outro ótimo remédio caseiro para a diarreia é o chá de folhas de goiabeira porque ajuda a segurar o intestino.
Ingredientes
40g de folhas de goiabeira
1 litro de água
1 colher da farinha de caroço de abacate torrado
Modo de preparo
Coloque a água e as folhas de goiabeira numa panela e deixe ferver. Apague o fogo, deixe esfriar, coe e depois acrescente o pó do caroço do abacate torrado. Beba a seguir.
Para a farinha do caroço de abacate: coloque o caroço do abacate num tabuleiro e leve para assar, até que fique completamente seco. A seguir, bata-o no liquidificador até virar pó e depois guarde num recipiente de vidro bem fechado, como um vidro antigo de maionese, por exemplo.
Além disso, a Tormentila é outra planta medicinal que ajuda a parar a diarreia, saiba como preparar este chá em Tormentila para parar a Diarreia.
A diarreia é caracterizada por mais de três evacuações por dia com consistência líquida. Quando se detecta a diarreia, é importante procurar ajuda médica, especialmente na presença de sangue e muco, principalmente quando se trata de crianças, idosos ou enfermos.
Veja outros tratamentos caseiros contra diarreia:
Como tratar a diarreia no bebê
Pediatra
Maio 2016
O tratamento para diarreia no bebê, que corresponde a 3 ou mais evacuações de fezes moles ou líquidas, no prazo de 12 horas, envolve principalmente evitar a desidratação e a desnutrição do bebê.
Por isso, é necessário dar ao bebê leite materno ou mamadeira, de forma habitual e o soro para re-hidratação de farmácia ou caseiro em um volume igual ao peso do bebê em kg vezes 100, por cada 4 horas, dado às colheradas. Assim, se o bebê tem 4 kg deve beber 400 ml de soro a cada 4 horas.
Veja como fazer soro em casa:
Porém, não é recomendado a toma de remédios como as gotas antiespasmódicas contra as cólicas porque impedem o movimento ativo dos intestinos e dificultam a eliminação de vírus ou bactérias que possam estar causando a diarreia.
Alimentação do bebê com diarreia
Na alimentação do bebê com diarreia além de dar a mamadeira ou o leite materno, quando o bebê já come outros alimentos, também pode ser dado para o bebê:
Mingau de maizena ou arroz;
Purê de legumes cozidos como batata, cenoura, batata doce ou abóbora;
Maçã e pera assadas ou cozidas e banana;
Frango cozido;
Arroz cozido.
Porém, é normal o bebê ter falta de apetite, principalmente nos 2 primeiros dias.
Causas da diarreia no bebê
A principal causa de diarreia no bebê são as infecções intestinais causadas por vírus ou bactérias, também chamadas de gastroenterites, devido ao hábito de os bebês levarem à boca tudo o que estiver ao seu alcance, como brinquedos ou chupetas caídas no chão, por exemplo.
Além disso, outras causas de diarreia no bebê podem ser infestações por vermes, reação colateral de outra doença como gripe ou amigdalite, ingestão de alimentos estragados, intolerância alimentar ou uso de antibióticos, por exemplo.
Quando ir ao médico
É necessário ir ao médico quando a diarreia é acompanhada de vômitos, febre acima de 38,5 ºC ou se aparecer sangue ou pus nas fezes.
Além disso, também é necessário consultar o médico quando as crises de diarreia não desaparecem espontaneamente em aproximadamente 5 dias.
Veja também:
Remédio para Diarreia
Clínico geral
Os remédios para a diarreia são principalmente os que diminuem os movimentos intestinais e ajudam a parar a diarreia como Imosec, Diasec ou Diarresec, por exemplo. Além disso, também é frequente utilizar probióticos que ajudam a repôr a flora intestinal e a regular o intestino como Biovicerin.
Porém, a toma de qualquer um desses remédios só deve ser realizada com a indicação do médico, e é também fundamental para o tratamento fazer uma alimentação leve com frutas cozidas, purês de legumes, canja e mingaus, por exemplo. Saiba mais sobre a alimentação em: O que comer na diarreia.
Remédios para diarreia infantil
Os remédios para a diarreia infantil são principalmente probióticos para ajudar a regular o intestino como o Floratil, por exemplo.
Este remédio só deve ser tomado com indicação do pediatra e, geralmente, para evitar a desidratação também é recomendado beber o soro oral da farmácia ou fazer em casa o soro caseiro. Veja como fazer soro caseiro em: Receita de soro caseiro.
A alimentação também é importante para complementar o tratamento. Veja como alimentar a criança em:
Remédio caseiro para Diarreia
Os remédios caseiros para a diarreia são chás, sucos, xaropes ou papas com alimentos ou plantas medicinais, que têm propriedades que ajudam a acalmar o intestino e a parar a diarreia.
Alguns bons remédios caseiros para a diarreia são o chá de camomila, o xarope de maçã, o chá de goiabeira, o suco de maçã ou a papa de banana e alfarroba, por exemplo. Veja como fazer alguns desses remédios caseiros em: Remédio caseiro para diarreia.
FONTE: