RECEITA JÁ DOBRADA -
INGREDIENTES
1 kg de polvilho doce
1 kg de queijo MINAS OU CANASTRA, meia cura
200g de manteiga de leite
2 copos de leite integral (medida: copo de requeijão)
1/2 colher (de sopa) de sal ou a gosto
6 a 8 ovos ( conforme o tamanho) - coloquei 6.
MODO DE PREPARO
1º segredinho (OPCIONAL): Bater todo o polvilho no liquidificador para virar beijuzinho. Fiz assim porque peneirar faz toda a pia ficar "polvilhada"...
2º segredinho: Vocês notaram que ele não leva óleo? Somente manteiga de leite.
Vamos lá:
Ferver o leite, a manteiga e o sal. O sal vai depender se o queijo está pouco ou muito salgado. Juntar ao polvilho escaldando-o de uma vez. Misture com 1 colher de pau e deixe esfriar. sove bastante e coloque os ovos um a um, batendo cada um antes num prato. Sovar bem! Quando der o ponto ideal, acrescente o queijo ralado. SOVAR MUITO, NOVAMENTE!
Aqui está o 3º segredinho: UM QUILO DE QUEIJO RALADO MESSSSSMO! Foi tudo! (RECEITA DOBRADA)
Isto rende tipo, 02 pratos fundos cheios de queijo, pela borda.
Deixe descansar um pouco a massa e unte as mãos para enrolar os pães. Usei uma colher de sobremesa como medida para FESTA - ou uma colher de sopa bem cheia, para lanches da família).
Este pão de queijo é muito gostoso!
Pessoal,
Esta receita está bombando por aí afora... mas vou colocar aqui as dúvidas da Quésia, para ajudar outras pessoas que talvez tenham as mesmas dúvidas.
- Polvilho doce ou polvilho azêdo? Este pão de queijo eu fiz com polvilho doce o, como disse, sendo que os preferidos são Marinês ou o Amafil, mas pode-se fazê-lo com polvilho azêdo. Eu não gosto muito, pois dá azia. Mas há pessoas que preferem o polvilho azêdo. É opção de cada um. O polvilho azêdo precisa ser mais escaldado, pede mais leite.
- Antes de colocar os pãezinhos no forno, aquecê-lo com uma temperatura de 180º graus.
- Os pãezinhos devem ficar assando de 25 a 30 minutos nesta temperatura. Cuidade para não dourarem demais! Eu prefiro como na imagem lá no alto - menos corado.
Se alguém tiver mais dúvidas, faça como a Quésia, escreva-me um comentário (prefiro mais que passar email, pois me esqueço de atualizar a cx. de mensagens.
Um gde abraço para todos os visitantes...
Créditos:
Esta receita foi compartilhada pela Cida Sena, que conheci quando fazia fisioterapia e, enquanto isto, ficávamos trocando receitinhas de pão de queijo e tudo mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário