FLAG COUNTER DE RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA MINEIRA DESDE 29/02/2013

FLAG COUNTER DE RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA MINEIRA DESDE 29/02/2013
70 países já visitaram este blog!

11/02/2013

Doce de Cidra com Coco Ralado


É tempo de cidra e já está passando a hora de serem colhidas. Por isto aproveitando o recesso de carnaval, fiz este doce  que é muito saboroso! É o segundo ano que dá cidra aqui no sítio e o interessante que o nosso pe´de cidra só dá 3 cidras por ano - Rende mais ou menos 1 quilo e meio! Temos que curtir muito este doce!
 

 E este é o doce prontinho depois que comprei  anilina verde,
 no Mercado Central.  Mas só coloquei 2 gotinhas, após levá-lo novamente ao fogo.
Aproveitei e coloquei mais 1 pacote de coco ralado (rsrsrsr)
Caprichei assim, para o meu filho, que plantou o pé de cidra!
 
Primeiro fiz só com coco ralado, sem a anilina 


INGREDIENTES

2 cidras - ou pode comprar já ralada embalada
7 xícaras de açúcar ou mesmo peso das cascas raladas e espremidas
3 Canelas em pau
7 cravos-da-índia
3 raminhos de funcho ou 1 colher café de erva doce ( não gosto de colocar a erva doce)
1 pacote de coco ralado hidratado

MODO DE PREPARO

Lavar bem as cidras.
Passar no ralo grosso a casca e a parte branca com cuidado para não ralar a polpa.
Colocar numa vasilha com água.
Deixar por uns 3 dias, trocando a água 2 vezes ao dia.
No 3º dia escorrer a água e espremer para retirar o líquido retido.
Pesar. Pode-se usar como medida um prato fundo. Para cada prato cheio de cidra ralada, coloca-se um prato de açúcar cristal.
Levar ao fogo numa panela o açúcar e a cidra ralada e se necessário, 1 copo de água.
Deixar em fogo baixo até amolecer e apurar.
Quando o doce estiver pronto, coloque o coco ralado, misture, coloque  a canela, os cravos e  os raminhos de funcho, ou a erva doce.
Deixe apenas 5 minutos e desligue. Retire os raminhos de funcho.
Se necessário acrescentar mais água.
Guardar na geladeira.

Receita básica pesquisada em:
Webpage: Receitas.com - Mais Você
http://tvg.globo.com/receitas/doce-de-cidra-4e39bc4e1417f23d420010f6

3 comentários:

Nikita Roraima disse...

Oi Ramana amiga, saudade de vc. Realmente eu fico mais no face pq aqui em casa estou apenas com meu notebook funcionando e pra evitar briga com a concorrência (marido e filhos) eu abro mão e fico só no celular, kkkkkk. E pelo celular só tenho acesso ao face e msn. Eu tô sumidinha de novo do blog, vou já atualizar, mas qd vi seu comentário corri pra conhecer seu novo espaço. Já olhei todas as receitinhas, só que eu sou péssima cozinheira de dar dó, kkkkkk. Mas qq hora vou me inspirar e fazer alguma das suas e vê como me saio. Ahhhh pão de queijo eu simplesmente amoooo. Bjokitas minha linda e bom restinho de feriado. *Ü*

Toninha Ferreira disse...

Ramana eu fiz o fricassê ontem pena que nem deu para tirar foto esqueci de carregar a máquina rsrsrs.
A torta de maçã farei mais tarde.
E realmente ontem tudo fechado a criançada adorou o pão de queijo.
Obrigada pela visita no meu blog.
Volte sempre que quiser.
Bju

Ti Maryz disse...

Oí, Ramana. Me deu uma vontade de provar esse doce. Vou ter que esperar até a próxima safra de cidras? Adorei ver as receitas. Estou a disposição para a degustação..! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...